Quem Somos

História do Grupo Escoteiro Ximbangue

Funcionários do Banco do Brasil S/A, provindos de grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo e percebendo a necessidade de um grupo escoteiro nesta cidade devido ao seu desenvolvimento, em meados de julho de  1983, idealizaram a fundação de um grupo escoteiro para Chapecó.

No dia oito de outubro de 1983, reuniram-se os membros da comissão organizadora do grupo escoteiro de Chapecó, juntamente com o presidente da AABB, Sr. Ademir Martins, o representante do Prefeito municipal, Sr Ledônio Migliorini, representante do 2º BPM, além de membros da comunidade que foram previamente convocados. Após a abertura da reunião pelo presidente da AABB, o Sr Flavio Magajewski, Assistente Regional Sênior, representante da União dos Escoteiros do Brasil – Região de Santa Catarina, proferiu palestra explicativa sobre o Movimento Escoteiro.

Nesta mesma reunião, foram indicados nomes para compor a primeira comissão executiva e logo no dia 22 do corrente mês, além da aprovação do nome do grupo de “GRUPO ESCOTEIRO XIMBANGUE”, na sede da AABB deu-se a posse então do primeiro Presidente, o Sr. Ricardo Gamper; do primeiro Chefe de Grupo Sr. Silvio Fontes Junior, entre outros membros também importantes para o funcionamento do mesmo.

Após ocorrido alguns debates, estudos e análises, em 20 de novembro de 1983, tendo como sede, as dependências da AABB de Chapecó, aconteceu a primeira reunião de jovens, contava com a participação de 32 escoteiros, 24 lobinhos e aproximadamente 12 chefes.

Era necessário a escolha da data para a realização da Promessa Geral, que seria considerada a data oficial de fundação do Grupo Escoteiro Ximbangue. Assim, em 08 de Abril de 1984, na quadra de esportes da AABB de Chapecó-SC, realizou-se a primeira Promessa Escoteira do GE Ximbangue, contando com a presença de diversas autoridades e membros da sociedade.

O Grupo Escoteiro Ximbangue, com 01 ano de funcionamento, já era destaque a nível estadual através dos meios de comunicação, como uma das entidades mais organizadas do estado, fato este comemorado por toda a cidade de Chapecó e principalmente pelas pessoas que integravam e contribuíam para o crescimento e desenvolvimento deste.

Embora no ano de 1987, o GE Ximbangue ter recebido da prefeitura municipal de Chapecó, um terreno em regime de comodato no bairro Palmital, para construção de sua sede, suas atividades escoteiras a partir de janeiro de 1988, aconteceriam no Colégio Marechal Bormann, começando assim, uma difícil fase de sustentação e continuidade do Grupo.

Então, com a troca de prefeito em 1989, troca-se também o local de terreno doado pela prefeitura, agora no Parque do Verdão. Porém, o grupo continua com dificuldades em espaço para o desenvolvimento das atividades.

Em Abril de 1990, a sede provisória do grupo e a realização das atividades passaria a acontecer no Quartel de Chapecó, sem local adequado para a guarda dos materiais e a realização das atividades em dias de chuva.

A sede do grupo permaneceu naquele local até final de 1991, e, quando do início das atividades no ano de 1992, no mês de Março, apesar de muitos projetos, desejos e lutas para a construção da sede própria, mais uma vez o grupo deveria transferir sua sede e atividades para o Parque Tancredo Neves (Efapi), com uma área ampla e segura, e podendo utilizar a sala atualmente utilizada pela Polícia Militar, porém, ainda não era sua sede própria.

A partir do momento em que se oficializou a doação a título de comodato, da área no Parque do Verdão, muitas promoções foram realizadas para angariar recursos para a construção da sede, e em março de 1994, mais uma transferência de sede, desta vez sabia-se que seria definitivo, pois a idéia da construção era fixa e cada dia que passava o sonho estava se tornando realidade.

E com  muito entusiasmo, em maio de 1995, iniciaram-se as obras de construção da sede do Grupo Escoteiro Ximbangue, sendo que, a partir de 1997 passou a ser utilizada satisfatoriamente.

Atualmente, o GE Ximbangue está composto por 02 (duas) Alcateias (Pantera Negra e Seoni), 01 (uma) tropa escoteira mista, 01 (uma) uma tropa sênior mista e 01 (um) clã pioneiro, uma Diretoria devidamente eleita e uma Chefia com treinamento adequado para desempenhar as atividades com os jovens escoteiros, totalizando cerca de 140 membros Juvenis, 25 chefes e 10 membros da diretoria.

Em toda sua história, a participação do Grupo Ximbangue vem sendo realizada com louvor e protegido pelo espírito de B. P. nas mais diversas campanhas municipais, bem como em atividades de âmbito regional até internacional como foram os casos do Jamboree Autral em 1989 em Villarrica Chile, Jamboree Pan-americano em Cochabamba na Bolívia em 1994, Jamboree do Centenário em Londres em 2007, Jamboree da Suécia em Kristianstad em 2011, sempre buscando o cumprimento da Promessa Escoteira em seus três grandes fundamentos: Servir a Pátria, a Deus e ao Próximo.


Documentos